É um polímero retentor de água que, incorporado ao solo ou substrato, absorve e retém grandes quantidades de água e de elementos fertilizantes. O polímero é constituído por monômeros de carbono ligados por pontes de hidrogênio (Cross Linked), que tem a capacidade de absorver e armazenar uma enorme quantidade de solução do solo. Esta solução prontamente disponível para a planta, é armazenada no interior da estrutura do polímero graças a reações eletrolíticas. E também possui capacidade de liberar facilmente a água e os nutrientes para as plantas em função do ciclo de absorção-liberação.
Em contato com a água os polímeros hidratam (incham) rapidamente formando um gel pela absorção da água. Este gel cria um reservatório contínuo de água e nutrientes, exatamente onde a planta precisa, na região das raízes. Promovendo um aumento do crescimento radicular. Com um sistema radicular bem desenvolvido, o aproveitamento de água e nutrientes pela planta se torna muito maior. As plantas sobrevivem aos períodos de estiagem sem acarretar danos irreversíveis.
Seu uso promove um aumento significativo do aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis, seja chuvas ou irrigações, garantindo o suprimento de água no período mais crítico, o plantio.
Normalmente a frequência de irrigação pode ser reduzida em até 50%.
Apresenta a capacidade de realizar repetidas absorções e liberações de água ao longo de um período de vários anos.
Apresenta a capacidade de realizar repetidas absorções e liberações de água ao longo de um período de vários anos.